2022 - A abordagem do aspecto da tradução na leitura de clássicos no ensino médio: reflexões e propostas
Capítulo do livro Literatura e Movimento: Pesquisa e Investigação - Volume 6, publicado em 2022, o texto aborda uma proposta de trabalho com o aspecto da tradução de uma obra clássica da literatura no ensino médio. O capítulo é parte de minha tese de doutorado.
Leia aqui: Literatura e Movimento: Pesquisa e Investigação - Volume 6
Leia aqui: Literatura e Movimento: Pesquisa e Investigação - Volume 6
2021 - Um coro de vozes do subúrbio: polifonia em Boca de ouro, de Nelson Rodrigues
Artigo publicado na Revista Eletrônica do Instituto de Humanidades, em 2021, o trabalho discute a definição de polifonia, proposta por Bakhtin, aliada às concepções sobre o texto teatral de Ubersfeld na análise do texto dramático Boca de ouro, de Nelson Rodrigues, destacando os seguintes traços polifônicos: a estrutura composicional da peça, seu enredo; e as personagens. Os dois aspectos, ao se entrecruzarem, constituem a face polifônica do texto de Nelson Rodrigues e um traço fundamental do dramaturgo: o quanto suas personagens são lugares de mediação e exprimem consciências autônomas à voz do autor.
2019 - Dialogismo e interação no ensino de gêneros textuais para o ensino fundamental
Capítulo do livro As práticas de linguagem em sala de aula: a pesquisa no Profletras, publicado em 2019, o texto é parte de minha dissertação de mestrado, orientada por Gerson Rodrigues da Silva, e discute formas de aplicação do conceito de dialogismo, proposto por Bakthin, no ensino de gêneros textuais no ensino fundamental.
2019 - O texto em cena: dialogismo e interação no ensino do gênero textual conto de fadas no 6º ano do ensino fundamental
Publicado na revista Confluência em 2019, o texto é um artigo-síntese de minha dissertação de mestrado e identifica nas teorias do dialogismo, a partir de Bakthin e de pesquisadores de suas ideias, estratégias de ensino do gênero textual conto para o desenvolvimento de habilidades de leitura a ele associadas. Temos como hipótese que implementar o dialogismo através da leitura de textos que se relacionam, num processo de intertextualidade explícita ou implícita, comparando-os em perspectivas textuais e contextuais, pode contribuir para uma compreensão leitora mais eficiente dos alunos do 6o ano do Ensino Fundamental.
2017 - O ensino de literatura e o uso de recursos tecnológicos no Ensino Médio
Artigo publicado na Revista Educação Pública, da Fundação CECIERJ, em 2017, o texto discute e propõe práticas do ensino de literatura com recursos tecnológicos. É um artigo-síntese de minha monografia de pós-graduação em Educação Tecnológica - CEFET/RJ.
2017 - Práticas de Alfabetização e Letramento Fundamentadas na Verificação de Conhecimentos Prévios do Aluno da EJA
Artigo publicado na revista Democratizar, em 2017, o texto, escrito com colegas do mestrado, propõe atividades de letramento fundamentadas nos conhecimentos prévios dos alunos da educação de jovens e adultos.
2017 - Literatura Brasileira: Origens ao Século XIX
E-book sobre literatura brasileira produzido para a Rede Internacional de Universidades Laureate, publicado em 2017.
Leia aqui: Literatura Brasileira: Origens ao Século XIX
2016 - Orientações pedagógicas via mídia impressa na EaD: em direçãoà autonomia e criatividade
Artigo-síntese de minha monografia de pós-graduação em Educação a Distância (UFF), o texto busca traçar algumas características que compõe um material didático impresso para educação a distância, destacando requisitos necessários para essa modalidade de educação e as possibilidades que esse tipo de mídia oferece para a realização de uma aprendizagem autônoma e crítica. Foi publicado nos anais do Simpósio Internacional de Educação a Distância - UFSCAR, em 2016.
2014 - Entre a historiografia e a intertextualidade na abordagem da Literatura no EM: o Currículo Mínimo do Estado do Rio de Janeiro
Publicado na Revista Educação Pública, da Fundação CECIERJ, em 2014, o texto é um artigo produzido como trabalho final de minha pós-graduação em Ensino de Leitura e Produção Textual (UFRRJ) e busca analisar o ensino de literatura no ensino médio sob a perspectiva do Currículo Mínimo da rede estadual do Rio de Janeiro, tomado em sua articulação com Orientações Curriculares para o Ensino Médio (2006) e referencial teórico sobre o ensino de literatura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário